Medicina do Esporte: mais do que cuidar de atletas, é compreender o movimento

Entenda como a Medicina do Esporte atua na prevenção, na saúde e na performance, para todos os corpos, em todas as fases da vida.

Apesar do nome, a Medicina do Esporte não se restringe ao acompanhamento de atletas profissionais. Trata-se de uma especialidade médica voltada à promoção da saúde, prevenção de lesões e otimização do desempenho físico, com base na ciência do exercício adaptada a diferentes perfis, desde quem está começando a se exercitar até quem já treina há anos.
O médico do esporte atua na avaliação global do paciente em movimento, considerando não apenas aspectos ortopédicos, mas também a saúde metabólica, cardiovascular, qualidade do sono, alimentação, uso de suplementos, rotina de treinos e a capacidade de recuperação do organismo.

Essa abordagem permite identificar riscos antes que se transformem em lesões, corrigir desequilíbrios, tratar dores persistentes e orientar de forma precisa o início ou a progressão de atividades físicas, sempre com foco em segurança e individualização.A Medicina do Esporte também tem um papel essencial na longevidade ativa, ajudando pacientes a manterem-se fisicamente ativos ao longo da vida, com autonomia e qualidade de vida, mesmo diante de condições clínicas como sobrepeso, artrose, distúrbios metabólicos ou histórico de sedentarismo.

Mais do que cuidar de atletas, o médico do esporte compreende o corpo em movimento e oferece o suporte clínico necessário para que o exercício seja uma ferramenta de saúde, desempenho e bem-estar.

Copyright © Guilherme Moury – Todos os direitos reservados.

Termos de Uso | Políticas de Privacidade | Políticas de Cookies